Skip to content

Archive for setembro, 2011

28
set

Bancada se reúne para definir investimentos no Paraná

A Bancada do Paraná se reuniu novamente na noite de ontem, dia 27 de setembro, na Câmara dos Deputados para discutir os investimentos federais no Estado, o Plano Plurianual (PPA), as emendas parlamentares a serem investidas e a construção de 22 novas Agências do INSS.

Matéria do jornal Gazeta do Povo

Mais uma vez, a maioria dos deputados participaram da reunião, juntamente, com o Representante do Paraná em Brasília, Alceni Guerra, com o Secretário do Planejamento, Cassio Taniguchi e com o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que pediu recursos aos parlamentares para a ampliação da quantidade de Agências do INSS no Estado.

O jornal Gazeta do Povo acompanhou a reunião de ontem e publicou uma matéria explicando o que foi decidido e quanto deverá ser investido no Paraná.

A próxima reunião da Bancada será na terça, dia 03 de outubro, às 18h.

Reunião da Bancada com participação do Ministro Garibaldi

Bancada do Paraná reunida no dia 27 de setembro

27
set

Governador Beto Richa se reúne com deputados, secretários e Representante do Estado

Com duas horas de duração a reunião traz bons frutos para o Paraná e um trabalho conjunto

Reunião do governador com bancada do Paraná e secretários

O governador Beto Richa se reuniu na manhã de hoje com 22 dos 30 deputados federais, secretários de Estado e o Representante do Paraná em Brasília, Alceni Guerra. A reunião seguida de almoço, foi realizada no Palácio das Araucárias e durou pouco mais de duas horas.

No encontro, o governador ouviu a todos os presentes que manifestaram a vontade de realizar um trabalho conjunto para que o Paraná deixe de ser um dos últimos estados a receber recursos do Governo Federal. Para a concretização desse acordo de trabalho, eles ainda vão definir as áreas de interesse do governo e da bancada.

Durante a reunião, os deputados e secretários demonstraram o contentamento em participar pela primeira vez de um encontro tão longo com o governador, e pediram para que sejam feitas reuniões com mais frequência.

O governador Beto Richa também se mostrou grato pelo apoio unânime da bancada, disse que recebeu igual manifestação da presidente Dilma e que o Paraná está acima de qualquer política e questão partidária. Beto Richa quer trabalhar junto com a bancada e com os ministros do Paraná para retirar o Estado da penúltima colocação – relatada hoje pela imprensa – na liberação de recursos da União.

Reunião da bancada do Paraná com o governador Beto Richa

Reunião da bancada do Paraná com o governador Beto Richa

21
set

Representante do Paraná participa de reunião com Governadores e Presidente da Câmara

Encontro foi realizado para discutir a Emenda 29

Foi realizado hoje, na residência oficial do Presidente da Câmara Marco Maia, um encontro seguido de almoço entre governadores, representantes dos Estados, líderes de bancada e membros da mesa para discutir a Emenda 29 para a saúde.

Durante o encontro, o presidente Marco Maia foi bastante elogiado pela corajosa proposta de reunião, onde os governadores puderam discutir e expressar todas as dificuldades em cumprir as metas de investimentos na saúde, previstas na Emenda 29.

Os governadores, na sua unanimidade, apoiaram a Emenda 29, que prevê a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). Todos concordaram que terão que aplicar mais dinheiro na saúde, dos seus recursos, para satisfazer a necessidade da Emenda e foram unânimes em reconhecer que essa área precisa de mais fontes de recursos.

A maioria dos governadores se mostrou a favor da CSS, mas perceberam que as bancadas da Câmara rejeitam a possível criação do novo imposto.

O argumento final do encontro entre os líderes dos Estados, foi o de que é preciso achar novas fontes de recursos para a saúde, multisetorialmente, de origem fiscal, de origem monetária e que atenda a necessidade da área, porque de acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para esse ano já é preciso 45 bilhões de reais a mais.

O Representante do Paraná, Alceni Guerra, informou a todos na reunião que no próximo ano o Estado irá cumprir todas as exigências da Emenda 29. Segundo Alceni, o Secretário de Saúde, Michele Caputo, disse que o governo vai colocar 320 milhões de reais a mais no orçamento, sendo 200 milhões de recursos novos e 120 milhões de retirada dos cálculos da Emenda 29, hoje considerados não pertinentes como gasto de saúde.

19
set

Professores de Goiânia assistem palestra de Alceni Guerra sobre Educação Integral

Palestra em Goiânia sobre Educação Integral

Cerca de 60 professores do Curso de Especialização em Educação Integral e Integrada da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, assistiram a palestra com o Representante do Paraná, Alceni Guerra, realizada na última sexta, dia 16 de setembro.

O palestrante Alceni Guerra explicou para os professores como surgiu a Educação Integral no país, apresentou números que comprovam como esse tipo de ensino  dá bons resultados e desenvolve melhor os alunos, além de abordar a experiência que ele teve no Paraná na implantação desse programa.

A Educação Integral têm sido aplicada em algumas cidades brasileiras e mostra que o aluno aprende mais com essa forma de ensino.

O objetivo fundamental da Educação Integral é o de reorganizar o tempo e conteúdos para trabalhar melhor o desenvolvimento de cada aluno em sua totalidade.

Mais de 60 professores assistem palestra

Professores do Curso de Especialização em Educação Integral e Integrada

Palestra em Goiânia sobre Educação Integral

Alceni Guerra com professoras e coordenadora na UFG

15
set

Portos do Paraná são tratados em reunião do Representante do Estado com Diretor do Appa

O Representante do Paraná em Brasília, Alceni Guerra, e o Diretor da Administração do Porto de Paranaguá em Antonina, Paulo Scalco, se reuniram hoje, dia 15, na capital federal para tratar de assuntos ligados aos portos do Estado.

Dentro dos assuntos, o principal abordado é o de conseguir emendas de bancada para investir nos Portos de Paranaguá e Antonina.

De acordo com Alceni Guerra, toda a Bancada do Paraná e os partidos trabalhando conjuntamente já começam a produzir bons efeitos e o Estado vai conseguir organizar as suas demandas de recursos.

14
set

Secretário Cassio Taniguchi e Representante Alceni Guerra atentos ao PPA do Brasil

Este é um ano especial para os futuros orçamentos da União e do Estado do Paraná. É um ano em que o Governo Federal e o Governo do Estado apresentam seu Plano Plurianual (PPA) que vai nortear todos os orçamentos futuros. Se o Paraná desejar fazer alguma coisa importante e não constar nesse plano, a obra será impossível porque sem recursos da União ela dificilmente será feita.

Por isso, nós temos um prazo agora muito curto para apresentar eventuais emendas ao Plano Plurianual de 2012 a 2015.

O Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, Cassio Taniguchi, que participou da reunião da Bancada Federal realizada ontem na Câmara, se comprometeu com o Representante do Paraná em Brasília, Alceni Guerra, e os deputados federais do Estado a estar presente na próxima reunião, na terça, dia 27, para apontar eventuais omissões do orçamento Plurianual do Governo Federal que possam prejudicar o Paraná.

Essas distorções serão objetos de emenda, conforme compromisso assumido ontem.

14
set

Secretário da Fazenda fala de situações importantes na reunião da Bancada

Durante a reunião da Bancada Federal do Paraná que aconteceu ontem, dia 13 de setembro, o Secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly, fez importantes esclarecimentos para os deputados e presentes, da atual situação das finanças do Estado.

Luiz Carlos Hauly também abordou a diferença de tratamento que o Paraná vem recebendo em relação a outros estados do sul do país.

O secretário discorreu de questões sérias no momento, como o endividamento atual do Estado, que preocupa muito o governo Beto Richa. Porém, com muita dedicação, seriedade e eficiência a Secretaria da Fazenda se propõe a equilibrar todas as situações.

A Bancada deverá se reunir novamente no próximo dia 27 de setembro, na Câmara dos Deputados.

14
set

Deputados acertam trabalhos com Representante do Paraná

Na reunião da Bancada do Paraná realizada ontem, dia 13, na Câmara dos Deputados, o Secretário-chefe da Representação do Paraná em Brasília, Alceni Guerra, aceitou a oferta dos deputados em trabalhar conjuntamente às emendas individuais e às de bancada.

Também decidiram acertar, desde já, a contrapartida que o Estado oferecerá e a ajuda do mesmo para a realização dos projetos referente as emendas.

Na reunião, além da presença dos deputados do Estado, participaram também os secretários Cassio Taniguchi (Planejamento e Coordenação Geral), Luiz Carlos Hauly (Fazenda), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul), Mario Celso da Cunha (Assuntos da Copa 2014), Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano) e o senador Sérgio Souza.

13
set

Palestra sobre Educação Integral

À convite da Universidade Federal de Goiás, nesta sexta, dia 16 de setembro, estarei em Goiânia para ministrar uma palestra sobre Educação Integral e Integrada.

O tema, de extrema importância, tem sido discutido por várias pessoas e merece uma atenção especial.

A Educação Integral reorganiza o tempo e conteúdos para  trabalhar melhor o desenvolvimento dos alunos em sua totalidade.

Matéria do site Educar para Crescer, da Abril

Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma.

O Programa Mais Educação, do MEC, por exemplo, trabalha neste sentido desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade.

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/educacao-integral-624287.shtml

13
set

Bancada do Paraná se reúne na Câmara

Com o objetivo de discutir projetos do Paraná que poderão ser incluídos no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual, além do Plano de Aceleração do Crescimento, todos do Governo Federal, a bancada federal do Paraná se reuni hoje, em Brasília.

Os secretários de Estado Cassio Taniguchi (Planejamento), Luiz Carlos Hauly (Fazenda), Luiz Eduardo Sebastiani (Administração e Previdência) e Alceni Guerra (Representante do Paraná em Brasília), vão participar da reunião, juntamente com deputados federais e com o coordenador da bancada, deputado Fernando Giacobo.

A reunião será às 18h, no Plenário 15 do Anexo II, na Câmara dos Deputados.